You are currently viewing Como conseguir ter vários Day Afters? – Prolongar a definição dos cachos por dias

Como conseguir ter vários Day Afters? – Prolongar a definição dos cachos por dias

Por vezes é difícil manter o cabelo encaracolado, crespo, ondulado bem definido por vários dias. Se sentes que este é um dos maiores desafios que tens com o cabelo, este é o artigo ideal para ti.

O “day after” é nome dado ao dia a seguir à lavagem ou à fitagem. Quando dormimos e rebolamos na cama ora para a esquerda ora para a direita, depois ao acordar nem sempre é agradável ver no espelho o estado em que o nosso cabelo ficou.

Mas existem alguns truques para manter os caracóis perfeitos, mesmo por vários day afters (uma semana ou mais), e vamos partilhá-los hoje todos aqui.

Vantagens de conseguir ter vários day afters:

  • Poupa-se tempo
  • Gasta-se menos produtos
  • O cabelo bem protegido durante a noite muitas vezes consegue ficar mais bonito nos day afters do que no próprio dia.

Dicas para ter vários day afters perfeitos:

Cabelos 2A, 2B, 2C, 3A, 3B (ondulados e cacheados):

➡️ Dorme sempre com uma fronha de cetim.

➡️ Se sofres muito com o frizz ou raiz lisa, dorme com uma touca de cetim para manteres os caracóis amolgados e formados.

➡️ Dá preferência às finalizações (fitagem) que incluem gelatinas, geleias ou géis, porque fixam melhor os caracóis permitindo que a definição aguente por mais dias.

➡️ Se no day after acordares com a raiz lisa ou com algumas zonas com frizz, usa um pulverizador com água misturada com o teu creme favorito, gelatina/gel e um pouco de um óleo. Aplica essa mistura na raiz lisa e nas partes com mais frizz e depois amassa o cabelo com a mãos para formar mais cachos.

Cabelos 3C, 4A, 4B, 4C (cacheados e crespos):

➡️ Dorme com um lenço de cetim com o cabelo em forma de abacaxi 🍍.

➡️ Se preferires proteger as pontas, opcionalmente pode colocar uma touca de cetim por cima a cobrir.

➡️ Dorme com uma fronha de cetim – a fronha de cetim além de permitir que o cabelo se mantenha bem hidratado e intacto durante toda a noite, também vai ajudar a touca de cetim a não sair do cabelo. Os tecidos em flanela, algodão e outros tipos de tecidos mais ásperos, causam atrito na touca fazendo com que esta saia facilmente da cabeça.

➡️ No day after NÃO uses um pulverizador/borrifador com água ou cremes à base de água, se não queres que o teu cabelo fique mais encolhido!

➡️ Dá preferência às finalizações (fitagem) que incluem gelatinas, geleias ou géis, porque fixam melhor os caracóis permitindo que a definição aguente por mais dias.

➡️ Nas finalizações opta por fazer o Método Anthony Dickey ao invés das fitagens tradicionais. Além de ser um método bem mais rápido, também tende a durar mais tempo!

Como pôr o cabelo em forma de abacaxi com o lenço de cetim?

Outra alternativa:

Esta alternativa permite que o cabelo não fique encolhido enquanto se dorme…

(O vídeo começa no min 6:14)

Outra alternativa:

Esta alternativa é ideal para quem não quer o cabelo muito esticado na zona de baixo. No entanto, não previne tanto o fator encolhimento e as pontas ficam mais desprotegidas. Se preferires usar o lenço desta forma, dorme também com a fronha de cetim ou usa uma touca de cetim por cima.

Como prevenir o Fator Encolhimento enquanto se dorme?

Os cabelos tipo 4C, 4B, 4A e 3C têm muita tendência a encolher durante a noite se não forem propriamente protegidos. Mas temos alguns truques rápidos que podes fazer à noite antes de ires dormir para evitar que de manhã fique muito encolhido.

Método dos Torcidos e dos Ganchos (Tempo 3min):

Este método é útil se só quiseres que a zona de baixo fique mais esticada. Normalmente esta é a zona do cabelo crespo mais afectada por estar amolgada à almofada enquanto se dorme.

Divide o cabelo em 2 ou 3 secções, torce cada secção (como mostra no vídeo abaixo) e a seguir prende com um gancho bobby pin. Opcionalmente podes cobrir a zona de trás com um lenço de cetim ou usar uma touca de cetim.

(O vídeo começa no min 0:24)

Método Banding em 4 partes (Tempo 4min) (ideal para cabelos curtos):

Este é o método que mais estica o cabelo de forma igual em todas as partes. E é o mais ideal para cabelos curtos que sofrem com o encolhimento.

Divide o cabelo em 4 secções e prende cada parte com alguns elásticos até quase às pontas.

(O vídeo começa no min 7:33)

Método Scrunchies em 3 Partes (Tempo 2min) (ideal para cabelos curtos):

Este método é rápido, mas é o menos eficaz a prevenir o encolhimento. Apenas permite que a raiz fique um pouco mais alongada.

Divide o cabelo em 3 partes e prende cada parte com scrunchies. Opcionalmente podes colocar um lenço ou touca de cetim por cima e/ou dormir com uma fronha de cetim.

O que fazer na manhã seguinte (para quem sofre com o Fator Encolhimento)?

Molha os dedos com um pouco de água e um óleo da tua preferência e massaja no couro cabeludo para soltar a raiz e os caracóis. Vê mais detalhes no vídeo abaixo…

(O vídeo começa no min 7:01)