You are currently viewing O que é o Método Curly Girl (CGM)?

O que é o Método Curly Girl (CGM)?

O que é?

O Método Curly Girl (ou “O Método da Garota Cacheada” em PT-BR) (CGM) é um método de cuidados do cabelo para obter um cabelo encaracolado saudável e definido usando (e evitando) produtos e ingredientes específicos bem como técnicas de finalização de caracóis. Foi oficialmente desenvolvido pela cabeleireira e especialista em caracóis/cachos Lorraine Massey, que escreveu o livro “Curly Girl: The Handbook“.

O CGM funciona para que tipos de cabelo?

O Curly Girl Method é especialmente para cabelos ondulados, encaracolados ou crespos. Uma vez que o objetivo do CGM é obter um cabelo mais saudável e definido, basicamente ver o potencial máximo que o seu cabelo pode realmente conseguir, por isso deve ter um padrão de ondulações/caracóis para começar. Se tem uma textura de cabelo de 2A até 4C pode beneficiar-se deste método. Clique aqui para saber qual o seu tipo de textura de cabelo.

Embora os detalhes relativamente aos cuidados possam ser diferentes de cabelo para cabelo, ou seja, alguém com caracóis super apertados pode não seguir as mesmas indicações exatas de alguém com ondulações, a ideia por trás do Método Curly Girl em geral é a mesma: Descobrindo o melhor cocktail de ingredientes, métodos e técnicas para o seu tipo de cabelo de forma a melhorar a saúde e definição das ondas, caracóis/cachos ou coils enquanto reduz o frizz, o ressecamento e a quebra.

O que USAR e o que NÃO USAR no CGM?

O primeiro passo para iniciar o CGM (Curly Girl Method) é saber o que NÃO usar/fazer no cabelo. Existem muitas práticas comuns de cuidados com os cabelos do dia a dia que muitos de nós usamos durante toda a vida e que, na verdade, são prejudiciais aos cabelos encaracolados. Aqui estão 6 pontos a evitar ao seguir o CGM:

NÃO USAR ou NÃO FAZER:

  • Champô tradicional (com sulfatos) – É melhor evitar usar regularmente champôs com sulfatos. Os sulfatos são agentes de limpeza vulgarmente usados nos detergentes, géis de banho e na maioria dos champôs. Mas são demasiados agressivos para o cabelo, deixando-o mais ressecado e poroso, ou seja, com as cutículas abertas. Além disso, podem causar descamações e irritações ao couro cabeludo quando são usados com muita frequência. Alguns exemplos de sulfatos: Sodium Lauryl Sulfate, Sodium Laureth Sulfate, Ammonium Lauryl Sulfate,… Clique aqui para ver toda a lista de sulfatos prejudiciais.

  • Aparelhos térmicos (alisadores/chapinhas, modeladores, secadores SEM difusor, etc.) – Se usar algum destes aparelhos, corre o risco de danificar seriamente o seu cabelo, porque está a “fritar” os seus fios de cabelo aos poucos e poucos, deixando-os mais porosos, resssecados, com frizz e sem brilho ao longo do tempo.

  • Óleo Mineral, Derivados de Petróleo, Ceras e Silicones não solúveis em água – estes tipos de ingredientes deixam os cabelos pesados e gordurosos, impedindo muitas vezes a criação dos caracóis naturais. Deixam camadas protetoras espessas à volta dos fios criando uma “falsa” sensação de hidratação, maciez e brilho, mas na realidade dificultam a entrada de ingredientes realmente hidratantes e nutritivos para o cabelo que possibilitam corrigir os seus problemas. São também difíceis de remover com champôs SEM sulfatos ou com condicionadores co-wash, dessa forma devem ser evitados ao máximo, principalmente se tem o cabelo ondulado ou encaracolado tipo 2 ou 3 (clique aqui para saber o seu tipo de cabelo).

  • Álcool (álcoois que ressecam o cabelo) – Nem todos os tipos de álcoois são maus para o cabelo, mas deve evitar os álcoois ressecantes, como por exemplo: Isopropyl Alcohol, Alcohol Denat, Ethanol Alcohol, SD Alcohol 40, Ethyl Alcohol, Propanol, Isopropanol, Benzyl Alcohol,… Estes álcoois são extremamente agressivos para o cabelo. Clique aqui para ver toda lista de álcoois prejudiciais.

  • Secar o cabelo com toalhas tradicionais – As toalhas de banho tradicionais agridem as cutículas dos fios de cabelo, deixando-os porosos, ressecados e cheios de frizz. De forma a evitar estes problemas use toalhas de microfibra ou uma t-shirt de algodão para secar.

  • Pentear ou Escovar no cabelo seco – Nunca escove o cabelo encaracolado quando estiver seco, isso causará a quebra dos fios que, por sua vez, causará frizz.

USAR ou FAZER:

  • Champô SEM sulfatos ou Condicionador Co-Wash – O Co-Wash é um método de lavagem do cabelo feito unicamente com um condicionador, ou seja, só o condicionador faz o papel do champô e condicionador ao mesmo tempo. Este método surgiu com o intuito de deixar o cabelo menos ressequido quando se lava. Hoje em dia existem condicionadores próprios para fazer Co-Wash que já têm agentes de limpeza na lista de ingredientes que são mais suaves para o cabelo que os sulfatos. No final, o cabelo fica limpo e macio. Em alternativa ao Co-Wash poderá usar um champô (SEM sulfatos) que contenha um ingrediente de limpeza suave. Alguns exemplos de ingredientes de limpeza suaves: cocamidopropyl betaine, decyl polyglucose, lauryl hydroxysultaine, disodium lauryl sulfosuccinate, etc. .

  • Pentear ou Escovar com o cabelo molhado – A forma mais gentil de desembaraçar o cabelo é com ele bem molhado e com condicionador/máscara. Se estiver muito embaraçado, experimente colocar mais água e mais condicionador/máscara. Para desembaraçar deve usar primeiro a ajuda dos dedos e depois, se desejar, um pente ou uma escova apropriada para os cabelos encaracolados. Os pentes devem ser de dentes largos e algumas sugestões de escovas podem ser: Denman Brush, Tangle Teezer Thick & Curly ou a Escova Multi Pente.

  • Desembaraçar das pontas em direção à raiz – Quer use os seus dedos ou um pente ou uma escova para desembaraçar o cabelo, comece sempre a desembaraçar a partir das pontas e vá subindo em direção à raiz do cabelo.

  • Tratamentos regulares com máscaras (Deep Conditioning) – Faça um tratamento de condicionamento profundo com uma máscara hidratante e/ou nutritiva, pelo menos uma vez por semana, para hidratar os seus caracóis. Deixe o tratamento de condicionamento profundo no cabelo durante alguns minutos ou até mesmo algumas horas e mantenha-o aquecido sob uma touca de alumínio ou de banho.

  • Tratamentos reconstrutores para cabelos danificados/fragilizados – Use também quinzenalmente máscaras que contenham proteínas (reconstrutoras), principalmente se o seu cabelo estiver danificado, quebradiço, fraco ou estiver com algum tipo de coloração. É importante que o seu cabelo tenha um bom equilíbrio de proteínas (reconstrução), hidratação e nutrição. De uma forma geral, os cabelos naturais tipo 2-3 ou finos precisam de mais hidratação, os cabelos naturais tipo 4 ou densos precisam de mais nutrição e os cabelos danificados, frágeis ou coloridos precisam de mais reconstrução. Aceda aqui à nossa Calculadora de Cronograma Capilar para saber qual destas 3 etapas o seu cabelo mais necessita neste momento. Clique aqui para ver as nossas máscaras reconstrutoras (com proteínas), clique aqui para ver as nossas máscaras hidratantes e clique aqui para ver as nossas máscaras nutritivas.

  • Condicionador Leave-in – Um condicionador leave-in é um condicionador que não necessita de enxagúe. Em termos práticos, é equivalente a um creme de pentear. Geralmente é aplicado depois de lavar o cabelo enquanto ainda está molhado ou húmido. O leave-in vai ajudar a domar o frizz e a definir os seus caracóis, dando-lhe a hidratação necessária para todo o dia.

  • Gel, Gelatina ou Mousse sem álcool ressecante – O gel, a gelatina ou uma mousse vão ajudar a segurar os seus caracóis por mais tempo. Depois de lavar o cabelo, pode aplicar um pouco de gel/gelatina/mousse sem álcool que resseque o cabelo! Não se preocupe com o aspecto crocante que os géis deixam no cabelo, existem técnicas que ajudam a remover essa sensação de dureza. Pode consultar estas técnicas nos vídeos abaixo.

  • Difusor – Se o seu cabelo tiver dificuldades em secar ao natural pode usar um secador mas que tenha um difusor. Um difusor é um acessório próprio para os cabelos encaracolados que se liga à boca do secador. Este acessório permite que o cabelo seque sem causar frizz nem desmanchar os caracóis. Se desejar pode também optar por usar uma touca difusora de cetim para poder secar com as mãos livres.

  • Dormir com uma Touca ou Lenço ou Fronha de Cetim – O cetim e a seda são tecidos com uma textura macia que permitem proteger o cabelo durante a noite. Os lençóis com outros tipos de tecido são demasiado agressivos para o cabelo, causam atrito aos fios deixando-os mais ressequidos, porosos, quebradiços e com frizz. A suavidade do cetim e da seda deixam o cabelo deslizar com facilidade enquanto dorme, o que deixará os seus caracóis e penteados praticamente intactos quando acorda.

  • Dormir com o cabelo apanhado em formato abacaxi – Se dormir com o cabelo apanhado em formato abacaxi, de manhã terá os seus caracóis ainda definidos e sem frizz! Este método consiste em fazer um apanhado folgado no topo da cabeça com um scrunchie ou um elástico que não aperte muito. Desta forma os fios de cabelo que ficarão “esmagados” na almofada serão os debaixo junto à nuca. Clique aqui para ver um exemplo. Se desejar, pode também usar um lenço de cetim à volta como mostra esta imagem, e para uma proteção extra pode ainda pôr uma touca de cetim a cobrir o resto do cabelo que ficou por fora. Veja aqui todos os nossos lenços e toucas de cetim.

  • Revitalizar os caracóis no dia seguinte em vez de lavar novamente – Tente não lavar o cabelo com muita frequência. Se sentir a necessidade de lavar muitas vezes, opte por fazer co-wash na maioria das vezes. Apenas se o seu cabelo não gostar de co-wash, use um champô sem sulfatos. No dia seguinte, se dormir com o cabelo apanhado em abacaxi e com uma touca/lenço/fronha de cetim, por norma não terá problemas a manter os caracóis. Mas se ainda assim desejar reavivar mais os seus lindos caracóis, use um pulverizador com água misturado com um pouco de creme de pentear/ativador de caracóis/gel para borrifar no cabelo e deixá-lo novamente refrescado. Clique aqui para ver um vídeo com a explicação.

Como lavar o cabelo com o CGM?

Elaboramos um guião passo-a-passo de como fazer o Método Curly Girl. Pode guardar esta imagem no seu telemóvel ou tablet para consultar rapidamente sempre que necessitar…

Passo 3 (com vídeos):

Ativar e definir os caracóis com gel / gelatina / mousse:

(a partir do minuto 1:41)

6 Técnicas Diferentes para Ativar e Definir os Caracóis:

Passo 4 (com vídeos):

Enxugar com a Toalha Turbante de Microfibra:

(a partir do minuto 1:00)

Secar o cabelo com o Difusor:

Remover o efeito crocante do gel e da mousse (com a técnica SOTC – Scrunch Out The Crunch):

(a partir do minuto 1:41)

Resumo dos Produtos a utilizar no método:

  • Condicionador Co-wash e/ou Champô Sem Sulfatos – Pode optar por ter um condicionador co-wash ou um champô sem sulfatos ou mesmo os dois e ir alternando entre eles. Clique aqui para ver todos os co-wash compatíveis com o CGM e clique aqui para ver todos os champôs sem sulfatos compatíveis com o CGM.

  • Condicionador Hidratante – Clique aqui para ver todos os condicionadores compatíveis com o CGM.

  • Máscara Hidratante – Clique aqui para ver todas as máscaras hidratantes compatíveis com o CGM. Se o seu cabelo for denso ou for do tipo 3-4 ou poroso, pode trocar ou complementar a máscara hidratante com uma máscara nutritiva. Clique aqui para ver as máscaras nutritivas compatíveis.

  • Máscara Reconstrutora (Opcional) Se o seu cabelo estiver danificado, frágil, quebradiço ou com algum tipo de coloração, necessita de complementar com uma máscara reconstrutora. Clique aqui para ver as máscaras reconstrutoras compatíveis.

  • Creme de Pentear ou Leave-in (Opcional) São produtos que vão manter o cabelo hidratado por mais tempo e evitam a dureza do gel. Clique aqui para ver todos os leave-in compatíveis e clique aqui para ver todos os cremes compatíveis. Pode usar ou um ou outro (o leave-in geralmente é menos pesado que o creme).

  • Gel / Gelatina / Mousse / Pudding – Pode optar por um destes quatro produtos para ativar e definir os seus caracóis. Ver Géis compatíveis | Ver Gelatinas compatíveis | Ver Mousses compatíveis | Ver Puddings compatíveis.

  • Touca / Lenço / Fronha de Cetim – Veja aqui as opções para dormir confortavelmente.

  • Pente ou Escova (Opcional) Veja aqui todos os pentes e escovas. (Nota: os pentes devem ser de dentes largos!)

  • Pulverizador (Opcional) Veja aqui as opções de pulverizadores.

Como saber que produtos são compatíveis com o Método Curly Girl?

Pode consultar aqui a lista dos ingredientes proibidos para o Método. Se os seus produtos contiverem algum destes ingredientes, significa que não são compatíveis com o método.

Não quer consultar a lista dos ingredientes? Não há problema. Criamos um separador e agrupamos todos os produtos que são compatíveis com o método. Para consultar todos os produtos compatíveis basta clicar aqui.

Se, por exemplo, desejar consultar apenas os condicionadores que são compatíveis com o método, aceda ao Menu, clique em Condicionadores e nos filtros de pesquisa da loja onde diz “Filtrar por Atributo” seleccione “CGM”, como mostra a imagem abaixo. (Se estiver no PC, os filtros de pesquisa estão do lado esquerdo dos produtos ou por cima dos produtos se estiver no telemóvel).

Está na página de um produto específico e deseja saber se ele é compatível com o método? Os produtos compatíveis são os que têm este texto no final da descrição: “Compatível com o Método CGM? Sim”.

Caso apresente o seguinte texto: “Compatível com o Método CGM? Indefinido (consultar mais em www.curlsbot.com)”, significa que o produto contém algum ingrediente controverso na comunidade CGM, ou seja, aprovado por umas pessoas mas por outras não.

Nota: os ingredientes descritos na página de cada produto podem não corresponder a 100% com a atualidade! As marcas podem alterar as listas dos ingredientes a qualquer momento sem aviso prévio! Se desejar confirmar se a lista de ingredientes de um produto corresponde à atual, por favor envie-nos um email para geral@assimdomeujeito.com ou uma mensagem privada para o Instagram @lojaassimdomeujeito para enviarmos uma foto atual da lista de ingredientes.