You are currently viewing O Método Anthony Dickey – Definição MÁXIMA no Cabelo Crespo

O Método Anthony Dickey – Definição MÁXIMA no Cabelo Crespo

O Método Anthony Dickey é um método super prático e rápido de definição de qualquer tipo de cabelo encaracolado e crespo, inventado pelo Anthony Dickey, um cabeleireiro americano muito popular que trabalha no Hair Rules Salon.

Este método é essencialmente aconselhado a quem tem o cabelo tipo 4B/4C de difícil definição de caracóis.

Vantagens em fazer o Método Anthony Dickey:

  • Os caracóis ficam mais definidos e com mais brilho.
  • O cabelo fica praticamente sem frizz.
  • Permite definir os caracóis dos cabelos tipo 4B/4C.
  • Os caracóis ficam mais alongados. Não sofrem tanto do fator encolhimento.
  • O processo de definição é mais prático e rápido, pois pode ser tudo feito no banho.
  • A definição dura por mais dias.
  • O cabelo fica mais hidratado devido ao uso abundante do condicionador.

Mas no que consiste este Método?

O método está divido em cinco partes:

1. Limpar:

O primeiro passo consiste em molhar bem o cabelo e lavá-lo com um condicionador Co-Wash de forma a limpar os fios sem agredir os caracóis (Veja aqui algumas opções de condicionadores Co-Wash). Depois do Co-Wash, o cabelo vai ficar limpo, bem hidratado e dependendo do seu tipo de cabelo até já pode conseguir ver algumas ondulações. Se não quiser fazer Co-Wash pode sempre optar por usar um champô bem hidratante sem sulfatos (Veja exemplos de champôs sem sulfatos clicando aqui).

Vídeo: Limpar – A partir do minuto 3:38

2. Hidratar:

A seguir ao co-wash (ou ao champô sem sulfatos) use um condicionador abundantemente hidratante! Ponha bastante condicionador e desembarace com os dedos. Mantenha-se com o condicionador durante pelo menos 5-10 minutos e no fim enxagúe.

O Anthony diz sempre que os condicionadores são feitos para revelar os caracóis naturais e os finalizantes são para manter/selar os caracóis que o condicionador já proporcionou! Por isso, é importante pôr muito condicionador no cabelo. Se tiver o cabelo tipo 4, não tenha receio de saturar o cabelo com condicionador, quanto mais tiver, melhor! O condicionador vai ajudar a pesar os fios e a formar rapidamente os caracóis.

Porquê desembaraçar apenas com os dedos? O Anthony recomenda não usar pentes nem escovas, salientando que estes destroem o padrão natural dos nossos caracóis. Desembaraçar o cabelo com os dedos é uma forma mais gentil de desembaraçar o cabelo, o que também diminui muito a quebra dos fios, permitindo que o cabelo ganhe mais comprimento e volume.

Vídeo: Hidratar – A partir do minuto 4:58

3. Finalizar:

Ainda no banho, o terceiro passo é finalizar com o seu ativador de caracóis preferido no cabelo completamente molhado. Se tem o cabelo tipo 4B ou 4C aconselhamos a usar como finalizante uma geleia, gelatina ou gel, ou um creme ativador bem selante! (Por ordem pelo que fixa mais os caracóis para o que fixa menos temos: 1 – gel; 2- geleia; 3 – gelatina; 4 – creme)


Sugestões de Cremes Ativadores Selantes: Creme Of Nature Pure Honey Shrinkage Defense Curl Activator, Taliah Waajid Curly Curl Cream, Real Natura Modelador BFF Pro-Cachos Sem Nós, Taliah Waajid Green Apple And Aloe Nutrition Curl Definer, .

Sugestões de Gelatinas: As I Am Curling Jelly, Novex Meus Cachos Gelatina Segura Tudo, Aunt Jackie’s Grapeseed Style & Shine Recipe Ice Curls Glossy Curling Jelly.

Sugestões de Geleias: The Mane Choice Tropical Moringa Sweet Oil & Honey Endless Moisture Pearly Braid Out Glaze, Taliah Waajid Green Apple And Aloe Nutrition Hold Me Down Gelle.

Sugestões de Gel: WetLine Xtreme Gel, WetLine Xtreme Blue Gel, Eco Style Super Olive 10X Moisturizing Gel, Eco Styler Argan Oil Gel.


O Anthony neste passo fala na importância de usar um finalizante quando ainda tem o cabelo BEM molhado! Assim como põe o condicionador no cabelo, é como deve aplicar o seu ativador de caracóis. Quanto mais molhado estiver enquanto puser o finalizante, menos frizz e mais caracóis terá o seu cabelo quando secar!

Pode aplicar o seu ativador como se estivesses a fazer fitagem ou pode só aplicá-lo em grandes secções. É importante enluvar as mechas para que o cabelo não encolha tanto quando secar.

Vídeo: Finalizar – A partir do minuto 7:52

4. Abanar a cabeça:

No fim de já ter aplicado bem o finalizante, cubra o seu rosto com uma toalha e abane a cabeça para os lados para soltar os caracóis.

No final destes 4 passos, o Anthony alerta que se o cabelo já estiver com frizz enquanto está molhado, ficará pior quando secar! Por isso, é importante aplicar todos os produtos enquanto o cabelo está molhado e não tenha frizz.

Vídeo: Abanar – A partir do minuto 9:34

5. Secar o cabelo:

Por último, mas não menos importante, vem a parte de secagem do cabelo. Pode secá-lo ao natural, ou usar um secador-de-pé, ou uma touca difusora de cetim ou mesmo um difusor. É SUPER importante que não toque muito no cabelo enquanto ele está na fase de secagem! Tocar nos fios vai fazê-lo ganhar frizz e, por conseguinte, destruir os caracóis! Daí também ser altamente desaconselhável secar o cabelo com um secador-de-mão sem difusor, e mesmo se usar um difusor, tenha algum cuidado para não proporcionar frizz.

Vídeo: Secar – A partir do minuto 10:24

Recapitulando:

  1. Limpar – Lavar o cabelo com um Co-Wash, e enxaguar.
  2. Hidratar – Aplicar um condicionador bem hidratante. Usar MUITO condicionador se o seu cabelo é crespo! Desembaraçar o cabelo com os dedos e re-aplicar ainda mais condicionador. No fim de 5-10 min, enxaguar.
  3. Finalizar – Ainda no banho, usar um ativador de caracóis no cabelo BEM molhado. Se tem o cabelo crespo, use uma geleia, gelatina ou gel, ou um creme ativador bastante selante (veja as nossas sugestões mais acima).
  4. Abanar a cabeça – Abanar a cabeça para os lados para soltar os caracóis. Certifique que o seu cabelo não tem frizz.
  5. Secar o cabelo – Secar o cabelo ao natural, ou com um secador-de-pé, ou uma touca difusora de cetim ou com um difusor. Não tocar no cabelo enquanto está a secar!